Prof. Dr. Paulo Augusto de Arruda Mello e Regina de Souza Carvalho
Fotofobia é a intolerância a luz (Figura 1). Pode ser intolerância da luz vinda do Sol, ou até mesmo luz das lâmpadas, faróis de carro, computadores.
Pode ser causada por alterações na córnea, como ceratite, lesões oculares, infecções, catarata, degeneração macular, enxaqueca,encefalite ou glaucoma em crianças. Existem outras causas de fotofobia: alergia as lentes de contato ou líquidos de conservação das lentes; alguns medicamentos oculares, que podem paralisar o músculo do esfíncter da íris, contribuindo para aumento da fotofobia,mas pode também ser fisiológica.
Geralmente os pacientes que tem íris claras (verde, azul, mel) tem mais fotofobia que os pacientes com íris escuras, pois permite a entrada de mais luz dentro do olho.
A fotofobia pode chegar a incapacitar vida diária, já que pode ocorrer em ambientes com diferentes iluminações, como ir de uma luz para um lugar escuro (ou vice-versa), dificuldade para caminhar no Sol, trabalhar no computador, etc.
É importante o exame ocular para saber a causa da fotofobia e trata-la para diminuir a aflição a luz. O uso de filtros especiais nos óculos, também diminuem o desconforto.