Caro internauta,
Com certeza seu oftalmologista deverá examinar seu olho para verificar se não houve nenhuma lesão ocular. Dependendo da intensidade do trauma com o galho da árvore, pode ter arranhado sua córnea; pode ter ficado uma lasca da madeira no seu olho ou até mesmo tido uma micro perfuração. O oftalmologista também examinará seu olho por dentro para verificar se o trauma não acarretou descolamento de retina.
Nessa época de festas as pessoas devem ter cuidados especiais:
- Cuidado com as cotoveladas nos ambientes com muitas pessoas e pacotes, proteja-se colocando-se mais afastado possível;
- Cuidado no cabeleireiro com trauma ocular com a escova ao secar o cabelo e com os sprays de cabelo: feche os olhos ou cubra com uma toalha;
- Cuidado com trauma ocular na abertura de garrafas com rolhas e tampas cortantes ou quando retirar uma garrafa que colocou no freezer- a mão quente em contato com a garrafa gelada pode estoura-la. O ideal é se proteger atrás da porta do freezer.
- Cuidado em casa com facas, tesouras, produtos de limpeza. Armários de cozinha, banheiros devem ter a porta sempre trancada. Objetos pontiagudos, agentes químicos, facas, copos e taças de vidro ou cristal não podem ficar ao alcance de crianças.
- O perigo dos fogos de artifício envolve olhos, pés, pernas e mãos. Ao acender os fogos (buscapés e rojões), eles podem estourar e dependendo da potência, arrancar dedos, perfurar olhos e arrancar pedaços da perna e pés. As roupas que são, na maioria sintética, também oferecem perigo, pegando fogo ao contato com uma faísca. Os estalinhos a princípio não oferecem risco.
- Ao preparar a ceia de Natal: cuidado com as crianças perto do fogão. Deixe sempre o cabo da panela virado para dentro, evitando-se, assim queimadura térmica ocular por líquido escaldante na panela.
- Se você estiver com cigarro na boca, cuidado ao abraçar as crianças nessa época Natalina; o cigarro pode queimar os olhos ou o rosto.