Por Prof. Dr. Paulo Augusto de Arruda Mello
Glaucoma pode ser tratado com medicamentos genéricos?
Sim, os medicamentos genéricos podem ser usados, mas só com orientação médica. Os colírios usados no tratamento do glaucoma podem ter três principais mecanismos de ação: diminuem, aumentam ou simultaneamente aumentam a drenagem e dimuniem a produção, do líquido que circula dentro do olho, chamado humor aquoso, com a finalidade de baixar a pressão intraocular.
Existe uma infinidade de combinações de drogas para o tratamento do glaucoma. O tratamento deve ser individualizado com o intuito de se obter o melhor controle possível da doença. A indicação dos medicamentos para glaucoma é um assunto sério que só o oftalmologista pode receitar. Não é aconselhável que o paciente troque o colírio prescrito pelo oftalmologista por outro colírio genérico indicado pelo balconista da farmácia ou por conselho de amigos e familiares.
Fumo e obesidade agravam o glaucoma?
A obesidade, o fumo e o sedentarismo são fatores de risco para doenças crônicas, como as do coração, hipertensão e diabetes. Apesar de existirem grandes especulações, não é comprovado que o fumo e a obesidade alteram a evolução do glaucoma. Mas, pacientes com tais hábitos costumam ter pior prognóstico do glaucoma.
Comer muito chocolate piora o glaucoma?
Não há evidências científicas de que alterações na alimentação beneficiem ou prejudiquem o curso da doença.
O portador de glaucoma pode praticar qualquer tipo de esporte?
Exercícios físicos podem variar a pressão intraocular. Alguns tipos de esportes beneficiam o tratamento do glaucoma. Converse sobre esse tema com o seu oftalmologista. A prática de mergulho também deve ser comentada com o seu oftalmologista, pois depende da profundidade do mergulho, tempo de fundo e também do estadiamento do seu glaucoma.
Quais os principais fatores de risco relacionados ao glaucoma?
Os principais fatores de risco são:
O que vou sentir nos olhos se tiver glaucoma?
Esse é o grande problema do glaucoma, ele só apresenta sintomas em sua fase final, quando a doença já está bem avançada. Por isso, para saber se você tem glaucoma, terá que fazer um exame com o oftalmologista.
Posso ter glaucoma e catarata juntos?
Sim, pode ocorrer de você ter glaucoma com outra alteração ocular como catarata, doenças de retina, de córnea e de outras partes do olho. Mas não estão diretamente relacionadas.
No caso da catarata, quando afeta a visão a ponto de você não conseguir executar suas tarefas diárias, terá que operar, não há tratamento com colírios. No glaucoma, o tratamento inicial é realizado com colírios. Se estiver bem controlado, não há necessidade de cirurgia.
O uso excessivo do computador e tablets pode piorar o glaucoma?
Não há evidências científicas de que o uso do computador ou tablets pioram o glaucoma.
É verdade que alguns colírios para o glaucoma fazem crescer os cílios?
Sim, algumas drogas, como a “bimatoprosta”, presentes nos colírios para glaucoma, fazem os cílios crescerem. Hoje já existe um medicamento apropriado para o crescimento dos cílios, com a bimatoprosta em seu componente, chama-se Latisse.