Uso óculos, mas gostaria de experimentar lentes de contato. O problema é que tenho glaucoma. O que devo fazer?

Primeiro: procure seu oftalmologista. Converse com ele que conhece seu caso com detalhes, para saber se você pode usar lentes de contato, qual o melhor tipo de lente, bem como os cuidados necessários para a sua segurança. Veja os prós e contras da adaptação de lentes. Muitos glaucomatosos podem se beneficiar do uso de lentes de contato. A primeira consideração nos olhos com glaucoma é a avaliação geral da saúde do olho.

Mas, portadores de glaucoma sob tratamento clínico (uso de colírios) ou cirúrgico necessitam de cuidados especiais tanto na indicação do melhor tipo de lente de contato, uso da medicação com as lentes de contatos e como nos seus retornos de avaliação médica.

As drogas empregadas para o controle da pressão intraocular do portador de glaucoma geralmente agridem a superfície ocular, fato que pode dificultar a boa adaptação de lentes de contato. A irritação ocular, causada pelos colírios empregados no tratamento do glaucoma, pode ser promovida pela própria droga hipotensora ou por preservativos existentes nos frascos.

Sempre preconizamos em glaucomatosos lentes de contato que permitem maior quantidade de oxigênio chegando até o olho.

Os pacientes que já necessitaram de cirurgias para o controle do glaucoma também podem apresentar contraindicações para certos tipos de lentes de contato. Tais pacientes também necessitam de cuidados especiais com a higiene das lentes e devem conhecer os primeiros sintomas e sinais de infeção ocular. Nesta população o tratamento precoce e eficiente de qualquer conjuntivite é fundamental para evitar infeções intraoculares que podem resultar em perda da visão.

Importante: se optar por lentes de contato, faça os testes com as lentes indicadas pelo oftalmologista, para ver se irá se adaptar a elas. Aproveite essa oportunidade e aprenda como colocar, retirar, lavar e cuidar das lentes e estojo. Veja se você se sente bem com as lentes; se a visão é adequada; se vai conseguir cuidar das lentes corretamente. Esse é um período muito importante antes de optar pelo uso das lentes.

Prof. Dr. Paulo Augusto de Arruda Mello e Regina Carvalho
Professor Associado do Departamento de Oftalmologia da Universidade Federal de São Paulo
Presidente da Sociedade Latino Americana de Glaucoma