Tenho Glaucoma. Semana passada, jogando futebol com meu neto, levei uma bolada no lado direito do rosto. Agora estou com dor no olho... Posso ter complicado o meu glaucoma?

Caro internauta, o Glaucoma é uma doença ocular sem cura, mas a visão do doente pode ser preservada. Portanto, o tratamento será por toda a vida do paciente, assim como outras doenças sistêmicas (hipertenção arterial e a diabetes). Em geral, não provoca sintomas, como dor, coceira, sensação de areia, por isso dizemos que é uma doença silenciosa, que devagar rouba sua visão sem você sentir nada.

Nas contusões leves provocadas por objetos como bola de futebol , o olho pode apresentar vermelhidão, hemorragia e pálpebras inchadas, sem dor posterior ao trauma e a visão não está afetada. Mas o traumatismo ocular pode ser mais sério e levar a ruptura de córnea, aumento da pressão ocular, descolamento de retina, e até levar a perfuração do globo ocular assim como qualquer agente perfurante, tipo faca.

Nas contusões mais graves, o olho apresenta além da hemorragia, dor e alteração na visão, podendo ocorrer sangramento intraocular, além de lesões na íris, cristalino e córnea. Esses casos devem ser encaminhados ao oftalmologista com urgência.

A prevenção do trauma é fundamental para evitar lesões permanentes. No esporte, recomenda-se o uso de óculos de proteção. No ambiente de trabalho e em casa, a prevenção é conseguida por meio de educação, além de uso de equipamentos de proteção individual e coletiva.

Clínica de Olhos Arruda Mello | Tenho Glaucoma

Não deixe de usar o(s) colírio(s) para o tratamento do Glaucoma e procure seu oftalmologista.

Prof. Dr. Paulo Augusto de Arruda Mello e Regina Carvalho
Professor Associado do Departamento de Oftalmologia da Universidade Federal de São Paulo
Presidente da Sociedade Latino Americana de Glaucoma