Roberta Cripriani, ex-paquita, revelou que sofreu um grave acidente ocular, ao manusear um produto de limpeza enquanto fazia faxina em casa. “Que isso sirva de alerta, prestem atenção aos produtos que vocês compram, a maneira que vocês usam e, principalmente, a maneira que vocês guardam esses produtos por causa das nossas crianças também. Não está sendo fácil, está doendo, mas eu estou me recuperando a cada dia”.1
As causas mais comuns de queimaduras oculares são: agentes químicos, escaldamento, fogo, eletricidade e as radiações.
De acordo com a ”Prevent Blindness Americana”, os agentes químicos existentes nos produtos de limpeza, causam mais de 32.000 lesões nos olhos por ano2.
Um fato que passa despercebido por muitos é o uso de óculos de proteção quando se está fazendo alguma tarefa em casa. Assim, é mandatório usar óculos de proteção: quando for lavar chão e paredes; limpar lustres; pintar tetos, desobstruir ralos e privadas, martelar pregos, cortar grama, limpar piscina, podar árvores, etc…
Os óculos protetores devem ser de material especial, adequado ao trauma. Óculos comuns não protegem os olhos. Exemplos:
Principais agentes químicos de uso doméstico que levam a queimadura química ocular:
Cuidado especial com as crianças em casa! Mantenha longe do alcance das crianças os agentes químicos de uso doméstico. Evite guardar esses produtos perto do tanque ou em armários baixos (local em que a criança pequena tenha muito acesso):
Nunca guarde medicamentos próximo aos materiais de limpeza. Nos Prontos Socorros de Oftalmologia não é raro atenderem casos de acidentes quando esse cuidado não é observado.