Por Prof. Dr. Paulo Augusto de Arruda Mello.
Cegueira evitável
Existem doenças oftalmológicas que quando detectadas precocemente, podem ser evitadas as perdas visuais. São exemplos: o glaucoma, a retinopatia diabética e a retinopatia da prematuridade.
Grande parte dessas doenças é silenciosa e progressiva, ou seja, quando a pessoa identifica sinais, o estágio já está avançado e o tratamento já não é mais tão eficiente. Por isso é importante fazer exame ocular com o oftalmologista regularmente, para tratar a doença logo de inicio.
Se a “cegueira evitável” fosse detectada logo no inicio e tratada, os casos de cegueira , por exemplo, devido a tracoma, oncocercose, retinopatia diabética e glaucoma, seriam eliminados.
Importante: a perda visual decorrente de doenças como o glaucoma, é irrecuperável, isto é, o que perdeu….perdeu! Até o momento, não há tratamento e nem cirurgia que devolvam a visão perdida pelo glaucoma. Os tratamentos são prescritos para manter a visão residual.
Cegueira recuperável
Quando a baixa visão é recuperável, isto é, quando a pessoa volta a enxergar após intervenção, diz-se portador de “cegueira recuperável”. Exemplos de “cegueira recuperável”: catarata (após cirurgia, proporcionam ao indivíduo visão útil para suas tarefas), falta de óculos (a miopia, astigmatismo, hipermetropia e presbiopia (vista cansada), são curáveis com óculos ou lentes de contato), algumas ceratites (melhoram com colírio específico).
A prevenção é o melhor remédio. Visite periodicamente o seu oftalmologista. Ele é o profissional capacitado em detectar, diagnosticar e tratar as doenças oculares, evitando baixa visão.
Em caso de dúvida ligue: 11 3973 2009.