Glaucoma de Pressão Normal

O Glaucoma é uma doença ocular que pode levar a cegueira. Em geral, não provoca sintomas, como dor, coceira, sensação de areia, por isso dizemos que é uma doença silenciosa, que devagar rouba sua visão sem você sentir nada.

Então, como saber se você tem essa doença?

A única maneira de se detectar a doença glaucoma é submetendo-se a exame ocular. O quanto antes for diagnosticado e tratado, maior a probabilidade de não ter a visão afetada.

O Glaucoma de Pressão Normal é considerado um tipo especial de glaucoma de ângulo aberto, no qual, independentemente dos níveis da pressão ocular, ocorrem alterações anatômicas e funcionais no nervo óptico, com perda de campo visual e pode também levar a cegueira.

Cada pessoa tem um valor de pressão intraocular normal, ou seja que não promove danos aos olhos (danos anatômicos e funcionais). Os portadores de Glaucoma de Pressão Normal têm pressões intraoculares que são estatisticamente normais quando comparados com a população, mas para ele não são normais.

Não adianta somente medir a pressão ocular para saber se tem glaucoma de pressão normal. É necessário exame de fundo de olho (avaliação da escavação) e exame de campo visual para detectar a presença desse tipo de glaucoma.

O tratamento é feito com colírios para glaucoma, como no glaucoma de ângulo aberto.