Inicialmente vamos esclarecer que não existe um tipo de lente de contato ideal, isto é, 100% seguras para dormir com elas. Diversos tipos de lentes de contato foram desenvolvidos para atender as diferentes necessidades dos usuários, mesmo assim não se recomenda dormir com nenhuma lente de contato.
Mas, por quê?
O ar que respiramos é a fonte mais importante de oxigênio para a córnea. Quando o paciente usa uma lente de contato, cria uma barreira que dificulta a transmissibilidade de oxigênio para a córnea. Ao dormirmos, fechamos as pálpebras e isso reduz a quantidade de oxigênio que a córnea precisa. Para compensar, a córnea retira o oxigênio oriundo dos vasos da parte interna das pálpebras. Quando você dorme com as lentes, impede que a córnea retire o oxigênio dos vasos, provocando hipóxia (baixo teor de oxigênio no tecido).
A hipóxia da córnea leva a edema (inchaço), dor, baixa visão, desconforto e impede que continue usando as lentes. Assim, não é recomendado dormir com as lentes.
Caso você não esteja satisfeito com suas lentes, venha falar comigo; após analisar as suas necessidades, examinar seus olhos, escolherei uma lente que provoque menos alterações oculares, melhor visão e que vá de encontro com as suas expectativas (tel.:11 38732009).
Importante frisar que o uso de lentes de contato é um processo mutável, isto é, você pode estar bem com as lentes no momento atual e péssimo em um futuro próximo. Portanto, todo usuário de lente de contato deve fazer exame oftalmológico anual.