Chama-se “Estrabismo” a perda do paralelismo ocular (Figura 1). A causa do estrabismo não é em todos os casos totalmente conhecida. Muitas vezes há um elemento hereditário tenha papel preponderante.
Para enxergar corretamente, os olhos devem estar posicionados paralelamente e focando o mesmo ponto. Assim, o cérebro junta essas imagens captadas pelos dois olhos e as funde em uma só. No caso de um olho na posição correta e o outro desviado, estrábico, o cérebro só aceitará a imagem do olho que estiver na posição correta e mais focado. Ignorará a imagem recebida pelo olho estrábico. Se não corrigirmos a tempo o olho torto, o paciente ficará sem enxergar desse olho para o resto da vida.
Por isso, é fundamental exame ocular para detectar ou não a presença de estrabismo.
Quais são as crianças com maior probabilidade de ficarem estrábicas?
Crianças prematuras tem maior incidência de estrabismo. Também crianças portadoras de grandes erros de refração (alta miopia, alta hipermetropia); com anisometropia (um olho com muito grau e outro não); amblíope (olho preguiçoso, visão mais fraca) e histórico familiar de estrabismo.
Como identificar a presença de estrabismo?
Se o olho está desviado de maneira evidente (as pessoas percebem facilmente o olho desviado), os pais costumam levar os filhos ao médico. Porém, se não for evidente o desvio (micro estrabismos), os pais acabam por protelar a ida ao oftalmologista. Assim, um exame preventivo é o indicado, mesmo sem observância de desvios. O recomendado é aos 2, 4 e 6 anos de idade.
Como tratar o estrabismo?
Primeiro, quando necessário, receitar óculos. O passo seguinte é combater a ambliopia, com oclusão do olho com visão melhor (Figura 2). O esquema de horas de oclusão será passado pelo oftalmologista. O tratamento com o uso do tampão deve ser feito geralmente até os 8 anos de idade. Há casos em que é necessária cirurgia para posicionar o olho corretamente.
É muito importante que as crianças sejam examinadas pelo oftalmologista para identificar possíveis problemas visuais que possam prejudicar seu desempenho escolar e também sua autoestima!