O exame “Tomografia de Coerência Óptica- OCT” é um exame diagnóstico por imagem. Possibilita a observação das diferentes camadas da estrutura da retina, do nervo óptico e da coróide (camada vascular abaixo da retina).
Apresenta resolução superior ao ultrassom clínico convencional e não exige contato ocular direto.
Por possibilitar avaliação detalhada da retina, nervo óptico e coroide, é utilizado principalmente para o diagnóstico e acompanhamento de doenças que causam alterações nessas regiões, como: Glaucoma, degeneração de mácula, buraco de mácula, edema macular, retinopatia diabética, membrana epirretiniana e distrofias da retina, etc.
Com o OCT, hoje podemos avaliar conjuntamente as camadas internas da retina na mácula agrupadas no complexo ganglionar, além da avaliação da camada de fibras nervosas e do nervo óptico, importantes tanto para o diagnóstico, como para avaliação de progressão do glaucoma.
A permanência do paciente durante a realização do exame é breve e confortável, totalizando geralmente não mais que 5 minutos para um exame bilateral.
O aparelho não encosta no olho, apesar de chegar a apenas alguns centímetros.
O paciente deve ficar com o olho imóvel, pois pequenos movimentos oculares ou lacrimejamento podem levar a repetição do exame inúmeras vezes e até mesmo, tornar-se inconclusivo.
A periodicidade vai depender da doença ocular.
Quanto mais grave a doença maior será o periodicidade. Seu médico determinará a data do próximo exame.
Abaixo, exemplo de um resultado de exame de OCT: