Por Prof. Dr. Paulo Augusto de Arruda Mello e Regina de S Carvalho.
Qual a função de cada um?
Oftalmologista: médico, responsável pela saúde ocular da população. É o profissional que vai prescrever os óculos, medir a pressão dos olhos, fazer exame de fundo de olho, córnea, câmara anterior, adaptar lentes de contato, e demais exames dos olhos e anexos. O médico oftalmologista realiza cirurgias, prescreve tratamentos e correções para os distúrbios de visão. A receita de óculos é o resultado de procedimentos médicos minuciosos que avaliam o estado geral dos olhos e determinam o tipo de lentes adequadas à melhor visão para o paciente (Figura 1).
Ortoptista: O ortoptista é o profissional que procura corrigir as alterações musculares do olho sem recorrer à cirurgia. Avalia os desvios (estrabismos e forias), a necessidade de prismas nos óculos e exercícios. Também prescreve exercícios para dar tônus à musculatura ocular. Trabalha com o oftalmologista para melhorar a qualidade de vida do paciente (Figura 2).
Óptico: Na óptica (ou ótica) a pessoa apresenta a receita do oftalmologista e escolhe a armação que lhe agrada. O óptico, é o profissional especializado no preparo das lentes, sua montagem na armação e ajuste sob medida ao rosto e olhos do portador. Também cabe ao óptico orientar o paciente na escolha da armação, pois nem todos os modelos se prestam ao tipo de lente receitada. De acordo com o oftalmologista Dr. A. Duarte, “os óculos devem combinar com o
orçamento, com o tipo físico (atlético, franzino, etc.) e com a personalidade do portador (reservada, extrovertida, etc.)” – (Figura 3).
Observações: