A miopia é a principal causa de perda visual para longe, afetando 27% da população mundial, em 2011. Houve um aumento mundial do número de crianças e adolescentes míopes nos últimos 50 anos. Em muitos países asiáticos, a prevalência da miopia está acima de 80%. Atualmente, entre adolescentes e adultos jovens da Coreia, Taiwan e China, a prevalência da miopia está entre 84% e 97% 2-4.
Mas o que é a miopia:
Miopia acontece quando o globo ocular é muito comprido, ou a córnea é muito curva, e os raios de luz focalizam antes da retina (fig.1). Neste caso, os objetos a distância perdem a nitidez. Em geral, a miopia manifesta-se na infância, mais comumente entre os 7-10 anos de idade e o grau de miopia aumenta durante o período de crescimento.
Considera-se baixa miopia, os graus de -0.25 DE a -1.90 DE; miopia moderada , definida entre -2,00 DE a -7,90 DE), e a alta miopia, definida com graus acima de -8.00 DE.
Acredita-se que o número de pessoas com miopia deverá continuar crescendo, tanto em número absoluto como em porcentagem da população.
Além do custo da correção da miopia, há ainda o risco de perda visual por outras doenças oculares mais prevalentes nos míopes, como o glaucoma, catarata e descolamento de retina.
Atualmente, a Organização Mundial de Saúde (OMS) elegeu a miopia como uma de suas cinco prioridades e a inseriu no programa “Iniciativa Global para eliminação da cegueira evitável”.
Mas porque o número de míopes aumentou no mundo
Os especialistas acreditam que a genética tenha um papel no desenvolvimento da miopia, mas não é o único fator. A mudança nos novos hábitos de leitura e no comportamento mais recluso, podem estar contribuindo para o aumento de casos de pessoas míopes. Muitos estudos demonstram que as pessoas que passam mais tempo ao ar livre são menos propensas a desenvolver miopia que aquelas que permanecem a maior parte do dia em lugares fechados como prédios, shoppings….
Também colabora com o aumento de casos de miopia, o hábito das crianças e adolescentes focarem em objetos muito próximos, como leitura, escrita, ou usarem dispositivos portáteis como celulares, tablets ou laptops, durante muito tempo.
Medidas a serem tomadas que talvez tragam algum tipo de ajuda evitando a evolução da miopia:
Dentre algumas medidas para diminuição de casos de miopia em crianças e adolescentes estão: