Caro internauta,
Se os olhos lacrimejam e o nariz escorre, não convém usar o mesmo lenço no nariz e olhos e nunca usar lenço de pano, que retém os microrganismos.
Geralmente uma pessoa com rinite alérgica, apresenta coriza e lacrimejamento. Mas somente um exame ocular poderá confirmar o diagnóstico.
Alergia é uma resposta exagerada, que se desenvolve após a exposição a um estímulo externo comum no ambiente (alérgeno), como: metal, couro, esmalte, corantes, pó, poeira, ácaros, pólen, mofo, pelos de animais (gatos e cães),etc… As substâncias podem ser inaladas, ingeridas, injetadas ou colocadas em contato com a pele. Alimentos e medicamentos também podem desencadear alergia. O cigarro, a poluição, as tintas, solventes, produtos de limpeza, perfume, etc. também podem contribuir para quadro alérgico.
Os sintomas mais frequentes são: espirros, coceiras nos olhos, nariz e na pele, olhos vermelhos, lacrimejamento, aumento da secreção ocular matinal, fotofobia, nariz entupido, coriza, tosse. Áreas do corpo atingidas pela alergia:
A conjuntivite alérgica- Figura 1, é uma doença que afeta a fina mucosa que reveste a porção interna das pálpebras e o globo ocular chamada conjuntiva. Nesta doença o organismo reage a certas substâncias, chamadas tecnicamente de alérgenos. Os alérgenos mais comuns são ácaros, pelos de animais, especialmente cães e gatos, pólen e poeira.
É muito importante o diagnóstico diferencial com a conjuntivite infecciosa que deverá ser feito pelo seu médico oftalmologista.