Caro internauta,

Há necessidade de exame oftalmológico para dizer o que você tem em sua pálpebra. As alterações mais comuns nas pálpebras, com a presença de “bolinha” são:

1. Terçol: Os terçóis são pequenos abscessos nos folículos que se localizam na borda das pálpebras (região dos cílios). Não apresentam nenhuma gravidade, duram em média 2 semanas e a região onde estão torna-se inchada, vermelha e com uma ponta branca. Não são contagiosos, assim, não passam de pessoa para pessoa. O excesso de oleosidade da pele, alimetação rica em gordura, uso excessivo de lentes de contato, fatores ambientais (poluição atmosférica), também favorecem o aparecimento.

Clínica de Olhos Arruda Mello | Tersol
Fonte da imagem: https://www.ativosaude.com/saude-dos-olhos/tercol/

2. Outro tipo de alteração que pode ocorrer nas pálpebras é denominada de calázio ou hordéolo interno, que é uma reação inflamatória ante um bloqueio no duto terminal da glândula de Meibomius. As glândulas de Meibomius são responsáveis pelo conteúdo lipídico (gorduroso) do filme lacrimal, tornando-o mais resistente a evaporação. O calázio necessita de tratamento com pomada específica e, caso não consiga desobstruir a glândula, pode-se pensar em cirurgia.

Clínica de Olhos Arruda Mello | Tersol
Fonte da imagem: http://www.saudemedicina.com/calazio-nos-olhos

Prof. Dr. Paulo Augusto de Arruda Mello
Professor Associado do Departamento de Oftalmologia da Universidade Federal de São Paulo
Presidente da Sociedade Latino Americana de Glaucoma