Caro Internauta,
Existem inúmeros fatores que levam a fratura de órbita, como por exemplo, brigas, acidentes de carro, acidentes no esporte, ferimentos com armas de fogo. Fraturas orbitárias são quase sempre causadas por trauma agudo. A órbita é a cavidade óssea da face onde estão inseridos o bulbo do olho, músculos, nervos, vasos e o aparelho lacrimal , figura 1.
É muito raro uma fratura por sopro nasal (ao assoar o nariz), que ocorre por predisposição ou um enfraquecimento na área esquelética ao redor do olho. Há pouco tempo foi descrito um caso de fratura de órbita, no BMJ Case Reports (http://casereports.bmj.com). Neste relato de caso, uma mulher com 36 anos de idade, residente em Londres, procurou um hospital com queixas de sangramento no nariz e no olho apresentava queda da visão, dor forte e inchaço, Figura 2. Foram feitos exames de imagem e exame oftalmológico completo, mesmo negando trauma. Constataram a fratura de órbita secundária ao asseio vigoroso do nariz. No caso em questão ela não precisou de cirurgia. Mas em geral, quando há casos de fratura de órbita, o caso é cirúrgico e, dependendo do trauma, pode levar a perda da visão.
Outra condição que é muito rara e leva a fratura de órbita sem trauma, ocorre depois que as pessoas realizam uma manobra de fechar a boca e o nariz e forçar a saída de ar, para limpar um bloqueio dos ouvidos, como durante a despressurização nos aviões.
Referencias: