O Glaucoma é uma doença ocular que pode levar a cegueira. Em geral, não provoca sintomas, como dor, coceira, sensação de areia, por isso dizemos que é uma doença silenciosa, que devagar rouba sua visão sem você sentir nada.
Então, como saber se você tem essa doença?
A única maneira de se detectar a doença glaucoma é submetendo-se a exame ocular realizado pelo médico oftalmologista. O quanto antes for diagnosticado e tratado, maior a probabilidade de não ter a visão afetada.
Porém muitas pessoas com Glaucoma apresentam somente alterações em sua sensibilidade de contraste. A sensibilidade ao contraste pode estar diminuída em diversas doenças oculares como: catarata, glaucoma, retinopatia diabética e doenças de córnea.
Assim, caso você tenha a sensibilidade de contraste diminuída, segue alguns conselhos que o ajudarão no seu dia-a-dia:
“Um objeto só consegue ser identificado caso haja contraste entre ele e o ambiente ao seu redor”1. Utilize uma toalha ou jogo americano colorido, caso seu prato seja branco.
Compre uma luminária para deixar em casa no local onde costuma ler e escrever. O ideal é a luz vir de trás e lateralmente à esquerda, perto do seu ombro. Com o foco no local da tarefa.
Não desça escadas no escuro e evite, se possível, descer em locais com pouca luz.
Se tiver box de acrílico ou blindex no chuveiro, coloque uma faixa amarela ou vermelha para melhorar o contraste;
Na escada, coloque no último degrau uma cor diferente para saber que terminou a escada.
Melhore o contraste no computador. O contraste determina como o branco e as cores claras aparecerão.
Ao comprar um livro, digital ou impresso, prefira letras na cor preta com o fundo branco, e evite a cor da letra cinza. Veja a diferença no contraste:
Na dúvida, procure seu oftalmologista.
Referências
REGAN, D. Human perception of objects: early visual processing of spatial form defined by luminance, color, texture, motion, and binocular disparity. Sunderland, MA, USA: Sinauer Associates, 2000.