Dia 31 de maio é celebrado o “Dia Mundial Sem Tabaco”. Criada pelos Estados membros da Organização Mundial da Saúde, a campanha tem como objetivo chamar a atenção para a epidemia do tabaco e para as mortes que causa, informando o público sobre os perigos do uso do tabaco.

O tabagismo é responsável por mais de 7 milhões de mortes por ano em todo o mundo e por inúmeras doenças tabaco relacionadas. O uso do tabaco é uma das principais causas de infarto, angina , acidente vascular cerebral (AVC) e câncer de pulmão. O tabagismo ainda pode causar:

  • impotência sexual no homem;
  • complicações na gravidez;
  • aneurismas arteriais;
  • úlcera do aparelho digestivo;
  • infecções respiratórias.

Mas o tabaco afeta o olho?

Saiba que o cigarro aumenta a probabilidade de você ter doenças oculares importantes quando chegar na 3ª idade: o glaucoma, a degeneração macular relacionada a idade (DMRI) e a catarata.

O fumo também pode levar a desenvolver um distúrbio da visão chamado “vasculopatia coroidal polipoidal”, que provoca hemorragia na retina.

Alguns estudos relatam queda das pálpebras provocadas pelo tabagismo e o aparecimento da “Oftalmopatia de Graves”.

Não pense que fumar menos ou fumar cigarros mais fracos não faz mal a saúde. Até um número reduzido de cigarros por dia pode acarretar danos a sua saúde, mesmo os cigarros com baixo teor de alcatrão e nicotina. A única escolha segura é para de fumar de uma vez.

Aproveitando esta data importante, a Fundação do Câncer esta dando dicas para quem deseja parar de fumar. O primeiro passo é querer. Esta decisão é individual e tem que partir do próprio fumante.

Depois, eles aconselham que você marque uma data nos próximos 15 dias. Pode ser de forma abrupta, na data marcada você não fuma mais. Ou de forma gradual, diminua o número de cigarros a cada dia até a data escolhida para parar de fumar.

Somente tentando que poderá saber como é ser um ex-fumante. Confira mais informações no site: http://goo.gl/3qj9gs

Quando estiver sem fumar, você poderá listar uma série de benefícios e conquistas desde que adotou esse estilo de vida mais saudável, a saber:

  • após 20 minutos sua pressão sanguínea e pulsação voltam ao normal;
  • após 2 horas não tem mais nicotina no seu sangue;
  • após 8 horas o nível de oxigênio no sangue se normaliza;
  • após 2 dias seu olfato já percebe melhor os cheiros e seu paladar readquire a capacidade de identificar sabores;
  • após 3 semanas a respiração fica mais fácil e a circulação melhora;
  • após 5 a 10 anos o risco de sofrer infarto será igual ao de quem nunca fumou.

Experimente...tente! Seu corpo agradece.

Fonte consultada:

Guia Prático para Proteger sua Visão. Harvard Medical School. Editora Campus. 2001.

Prof. Dr. Paulo Augusto de Arruda Mello
Professor Associado do Departamento de Oftalmologia da Universidade Federal de São Paulo
Presidente da Sociedade Latino Americana de Glaucoma