O que é Diabetes Mellitus?
Os alimentos sofrem digestão no intestino e se transformam em açúcar, chamada glicose que é absorvida para o sangue. A glicose no sangue é usada pelos tecidos como energia. A utilização da glicose depende da presença de insulina, uma substancia produzida nas células do pâncreas. Quando a glicose não é bem utilizada pelo organismo ela se eleva no sangue o que chamamos de HIPERGLICEMIA. Diabetes é a elevação da Glicose no sangue: HIPERGLICEMIA.
A educação do paciente com diabetes é considerada atualmente a postura mais eficaz e mais lógica de autocuidado e gerenciamento do diabetes pelo próprio paciente.
Comportamentos do autocuidado:
- Comer saudavelmente
- Praticar atividade física
- Vigiar as taxas laboratoriais
- Tomar os medicamentos
- Resolver problemas
- Adaptar-se saudavelmente
- Reduzir os riscos
O diabetes pode causar alterações nos olhos, rins e nervos.
- Nos olhos: Catarata, Retinopatia diabética, Glaucoma, Edema macular.
A Retinopatia Diabética é a lesão dos pequenos vasos sanguíneos que nutrem a retina. Estas lesões podem causar perda de sangue (hemorragia). Outra característica da retinopatia diabética é que podem crescer novos vasos sanguíneos na superfície da retina, que sangram facilmente porque são muito finos e disformes.
O risco de perda visual grave e de cegueira pode ser reduzido com a detecção precoce, no momento em que as alterações irreversíveis na retina ainda não estão presentes. O exame periódico e o tratamento da retinopatia não eliminam todos os casos de perda visual, mas reduzem consideravelmente o número de pacientes cegos pela doença. O tratamento da retinopatia diabética depende do tipo de retinopatia que tiver. No caso das retinopatias iniciais, não é necessário tratamento; somente acompanhamento. Se tiver retinopatia mais avançadas, recomenda-se o tratamento a laser para queimar os vasos sanguíneos anormais e evitar novo crescimento. - Nas pernas e nos pés (doença vascular periférica): devido à lesão nos vasos sanguíneos e nos nervos. Pequenas feridas ou rachaduras na pele podem tornar-se úlceras profundas na pele se não forem tratadas adequadamente. Se essas úlceras não melhorarem ou se tornarem maiores ou mais profundas, poderá ser necessário amputar o membro afetado.
- No coração: aumenta as possibilidades de ataque cardíaco.
- Aumento da pressão arterial (hipertensão)
- Aumento do colesterol
- Derrame
- Problemas nos rins. Doença renal ou insuficiência renal (nefropatia diabética)
- aumento das infecções no trato genital feminino, na pele ou no trato urinário
- Dificuldades para obter ou manter uma ereção (impotência)
Se você é diabético, há necessidade de exames oftalmológicos regulares, incluindo mapeamento de retina, a fim de controlar a evolução da doença.
Outro detalhe: é comum nos diabéticos alteração de grau e flutuação de visão quando a glicemia não está controlada. Assim, em estados de hiperglicemia, aparece uma miopia transitória, alterando o grau do olho e consequentemente a visão não ficará satisfatória, quer seja com as lentes de contato ou com os óculos.
Bibliografia consultada:
- Portal Sociedade Brasileira de Diabetes. http://www.diabetes.org.br
- Dr Paulo Augusto de Arruda Mello. http://www.clinicadeolhosarrudamello.com.br
- Conselho Brasileiro de Oftalmologia. http://www.cbo.com.br
- Manual do Diabético http://www.sbacv.com.br