Alguns problemas que ocorrem na confecção dos óculos podem ser evitados, prestando-se muita atenção na combinação da receita, com o tipo das lentes, escolha da armação e de uma ótica de sua confiança.
1) Confira sempre os óculos:
Verifique:
o grau, se está de acordo com a receita. Conferir o grau é importante. Mas cuidado com receitas antigas. Fazer óculos novos baseando-se em receita velha pode levar a gastos extras.
o centro óptico nas duas lentes: A determinação dos centros ópticos nas lentes dos óculos é muito importante. A não coincidência dos centros ópticos com o eixo visual provocará desconforto. O ajustamento normal das lentes exige que os centros ópticos fiquem situados, diretamente, em frente das pupilas.
a Distância Naso Pupilar: Caso tenha feito em outra ótica e está receoso, procure a ótica de sua confiança e solicite a verificação dos mesmos ou peça a averiguação ao seu oftalmologista. Se os óculos estiverem realmente certos, tente usá-los por 15 dias para se acostumar. Após esse período, se permanecer o desconforto, marque um retorno no seu oftalmologista para reavaliação.
a Inclinação da lente: A parte inferior do aro deve estar mais próxima da face que a parte superior .As lentes dos óculos devem ser inclinadas de 10 a 15º com relação ao plano da face, quando o queixo se encontra no mesmo plano vertical da sobrancelha, para que o eixo visual seja sempre perpendicular à superfície da lente, para longe e para perto. Quando isso não ocorre o grau aumenta ligeiramente, mas essas alterações serão insignificantes com relação as lentes de grau reduzido. Quando o paciente usa uma lente positiva e diz ter melhor visão quando inclina sua lente, indica necessidade de lente positiva mais forte.
as hastes dos óculos: Não podem estar desiguais, isto é, uma mais aberta que a outra. O ideal é ficarem a 90 graus. A abertura desigual faz com que um dos aros da armação fique mais distante de um dos olhos, provocando desconforto.
2) Você mudou radicalmente o estilo da armação?
Primeiro vá ao oftalmologista para verificar se aquela armação e tipo de lente poderiam estar provocando desconforto visual. Aproveite e peça para conferirem o grau. Se tudo estiver correto, use os óculos por uma semana. Não houve melhora? Volte na ótica, explique o ocorrido e peça para mudarem para uma armação no mesmo estilo da que estava usando.
Se você mudou o tipo de lente, antes usava só para perto e agora está usando um multifocal, é comum demorar uns dias para adaptação.
3) Passou a usar óculos com as lentes mais curvas?
Se você passou a usar lentes mais curvas, do estilo da figura 1 abaixo, pode ocorrer um efeito prismático, causando distorção nas imagens e desconforto ao usá-las. Volte ao estilo anterior.
Figura 1.
4) As lentes com o mesmo grau nos óculos feitos no exterior podem ser diferentes das lentes brasileiras.
Isso pode causar certo incomodo temporário. Pode acontecer porque a curva posterior da lente difere das curvas usadas no nosso país. Na confecção da lente ( surfaçagem) outros parâmetros são usados. A surfaçagem nada mais é do que o processo de transformação de blocos oftálmicos em lentes.