Caro internauta,

Se você for portador da acne rosácea, pode realmente ter esses sintomas.

A acne rosácea é doença cutânea que atinge cerca de 0,8% e 10% da população e que pode afetar os olhos. A rosácea ocorre por uma associação de dois fatores: predisposição genética e presença de fatores provocativos, sendo os principais:

• exposição solar crônica ou aguda reincidente; alterações emocionais; exposição a alimentos com alta temperatura; exposição a alterações, climática abruptas (calor, frio, vento); uso de bebidas alcoólicas; uso de drogas vasodilatadoras; alterações hormonais fisiológica da fase do climatério; processos infecciosos; desordens gastrointestinais.

Também há determinados alimentos que podem desencadear os surtos. Estes alimentos incluem o iogurte, queijo, óleo de soja, fígado, cevada, berinjela, vagem, abacate, espinafre, frutas cítricas, tomate, banana, ameixas vermelhas, figos, chocolate, baunilha, vinagre, pimentas e alimentos apimentados. 2

Sintomas e tratamento:

No início, é caracterizada por pele avermelhada e uma sensação desagradável de calor, causada pela inflamação dos folículos e vasos sanguíneos.Com a evolução da doença, o rubor é acompanhado de elevações vermelhas e dolorosas chamadas "pápulas", além de elevações purulentas denominadas "pústulas" e vasos sanguíneos em número aumentado, figura 1.

Clínica de Olhos Arruda Mello | Pele vermelha
Figura 1. Caso avançado de acne rosácea. Pústulas" e vasos sanguíneos em número aumentado.