O que são alergias?
Alergia é uma resposta imunológica exagerada, que se desenvolve após a exposição a um estímulo externo comum no ambiente (alérgeno), como: metal, couro, esmalte, corantes, pó, poeira, ácaros, pólen, mofo, pelos de animais (gatos e cães),etc… As substâncias podem ser inaladas, ingeridas, injetadas ou colocadas em contato com a pele. Alimentos e medicamentos também podem desencadear alergia.
O cigarro, a poluição, as tintas, solventes, produtos de limpeza, perfume, etc. também podem contribuir para quadro alérgico.
É genético?
Algumas alergias tem forte componente genético, como a asma e a febre do feno. Mas, quando ambos os pais são alérgicos, há maior chance de você desenvolver alergia.
Pode-se pegar alergia dos colegas de trabalho que são alérgicos?
Não, a alergia não se “pega” como uma conjuntivite, ela é causada por uma resposta exagerada do sistema imunológico.
Quais são os sintomas mais frequentes?
Os sintomas mais frequentes são: espirros, coceiras nos olhos, nariz e na pele, olhos vermelhos, lacrimejamento, aumento da secreção ocular matinal, fotofobia, nariz entupido, coriza, tosse.
A alergia atinge a:
A conjuntivite alérgica provoca muita coceira nos olhos, vermelhidão, lacrimejamento, sensação de areia e secreção mucosa. O tratamento é feito com colírio antialérgico por tempo prolongado e deve ser orientado a nunca coçar os olhos.
OBSERVAÇÃO: Nunca devemos coçar os olhos. Isso poderá promover severos danos à sua córnea a médio e longo prazo!
Porque piora no mês de outono?
No mês de outono, há maior desenvolvimento de fungos, decorrentes das folhas que caem e ficam no chão. E por causa dos ambientes menos ventilados há maior quantidade de mofo e pó em casa, acumulando ácaros, agentes microscópicos que vivem no pó doméstico e que são agentes desencadeantes de reações alérgicas.
O que fazer para diminuir os quadros alérgicos?