A alergia é uma reação exagerada do organismo frente a estímulos comuns do ambiente. Se você está reformando sua casa, então existe muito pó e poeira no ar. Além de micropartículas de objetos eliminados ao furar uma parede, por exemplo.
Os sintomas mais frequentes são: espirros, coceiras nos olhos, nariz e na pele, olhos vermelhos, lacrimejamento, aumento da secreção ocular matinal, fotofobia, nariz entupido ,coriza ,tosse. Algumas pessoas apresentam alteração respiratória; asma; bronquite.
Outros desencadeantes de uma reação alérgica que podemos encontrar em casa são: pelos, saliva e urina de cães e gatos; fezes e restos de baratas em decomposição. O cigarro, a poluição, as tintas, solventes, produtos de limpeza, perfume, etc. também podem contribuir para uma piora no quadro alérgico.
Com a falta de chuva e a piora da qualidade do ar, aumenta a incidência de crises alérgicas.
Evitando o contato com os desencadeadores das crises, limpando corretamente o ambiente e retirando substâncias que possam facilitar a proliferação dos ácaros (como bichos de pelúcia no quarto das crianças). Consulte seu oftalmologista e o alergista.
Recomenda-se também tratamento com remédios antialérgicos ou o tratamento de imunização, como as vacinas. Em caso de crise, a recomendação é que o paciente seja rigorosamente submetido ao acompanhamento do médico.1
Higiene do ambiente físico nas doenças alérgicas1
A higiene do ambiente físico é de grande importância nas doenças alérgicas, especialmente por se tratarem de medidas que visam postergar as manifestações clínicas da doença, ou mesmo minimizá-las.
Os ácaros da poeira domiciliar são animais microscópicos, que vivem dentro dos domicílios, muito próximos ao homem, já que se utilizam das descamações de pele humana como principal fonte alimentar. Durante uma noite, descamamos 1 a 2 g de pele, e portanto, o ambiente de escolha para proliferação dos ácaros é a nossa cama: em especial o colchão, travesseiro e roupas de cama.
Outros locais importantes seriam estofados, cortinas e carpetes. Desta forma, é fácil estabelecermos prioridades no combate a este inimigo, quais sejam:
Se comprovada sua alergia a animais, através de testes alérgicos e ou exames de laboratório, a única medida realmente eficaz será seu afastamento do convívio. Tratando-se de crianças, devido ao grande apego emocional e à dificuldade de um afastamento brusco, muitas vezes precisamos lançar mão de medidas alternativas, que apesar de não serem tão eficazes, diminuem a carga de alérgenos no ambiente, quais sejam:
Um outro ponto importante na higiene ambiental do paciente alérgico, consiste no afastamento da inalação de fumaça de cigarro.
O hábito oriental da retirada dos sapatos quando se adentram as residências, toma-se de grande interesse, uma vez que, através das solas dos sapatos carreamos bactérias para dentro dos domicílios. Estas bactérias podem liberar substâncias (endotoxinas), que, se inaladas, podem em associação aos alérgenos, levar a uma piora do quadro clínico.